
Tire suas dúvidas sobre anestesia
A anestesia é parte essencial da realização de uma cirurgia plástica. A decisão sobre o tipo utilizado envolve o cirurgião, o anestesista e o paciente e depende do procedimento a ser feito, além de uma série de informações coletadas sobre o paciente, como histórico médico, alergias, medicamentos em uso, consumo de álcool e uso de cigarro.
Durante a realização da cirurgia, com a ajuda de aparelhos específicos, o anestesista irá monitorar a frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura, oxigenação e ventilação adequada para reduzir o risco de complicações. Antes disso, é preciso verificar se o profissional é sério e de confiança e se é membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
São quatro os tipos de anestesia:
- Peridural: aplicada entre as vértebras da coluna, é utilizada para adormecer a região do abdômen, costas e pernas. É o tipo indicado para mamoplastia, lipoaspiração e abdominoplastia. Por ser vasodilatadora, contribui para a prevenção de tromboses.
- Geral: é aplicada pela veia e anestesia o corpo todo, ficando o paciente desacordado e respirando por um respirador. É utilizada em rinoplastia, mamoplastia redutora, lifting e cirurgias associadas.
- Local: é aplicada diretamente no local a ser operado, geralmente, em procedimentos como prótese de mama, otoplastia, rinoplastia, blefaroplastia e correção de cicatrizes.
- Raquidiana: é aplicada na coluna e anestesia toda a área abaixo do ponto onde foi injetada. É usada para mamoplastia, lipoaspiração e abdominoplastia.