• 15/06/2015

    Cirurgias reparadoras e autoestima

    Para muitas pessoas, a aparência é um aspecto que desempenha muita influência sobre a autoestima. Logo, sentir-se bem com sua imagem no espelho pode ser determinante para alcançar o bem-estar e a autoconfiança, fatores que se refletem em diversos aspectos do dia a dia, inclusive no desempenho profissional e na convivência social.

    Neste sentido, imperfeições físicas congênitas ou causadas por doenças ou acidentes podem ser traumatizantes, gerando vergonha ou incômodo ao paciente por carregar um marca no corpo que, normalmente, as pessoas não teriam. No âmbito da cirurgia plástica, as cirurgias reparadoras servem para amenizar este tipo de problema. As mais procuradas são que reparam cicatrizes, queimaduras, tumores na pele e sequelas do câncer de mama.

    Assim como em qualquer cirurgia plástica, antes de optar por esta solução, o paciente precisa estar decidido, ciente dos riscos e seguro de que quer enfrenta-los em prol da melhora de seu problema. Procurar um médico de confiança, preferencialmente membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e que saiba esclarecer todas as possíveis dúvidas também é indispensável.