
Importância dos cuidados pré e pós-operatórios
O bom resultado de uma cirurgia plástica depende, em parte, dos cuidados pré e pós-operatórios. Eles evitam possíveis complicações e contribuem para uma recuperação mais rápida. Isso porque, uma intervenção cirúrgica interfere de diferentes formas no funcionamento do corpo. Por exemplo, deixa o sistema imunológico mais sensível, exige maior esforço da circulação sanguínea e aumenta o gasto de energia, principalmente em razão da cicatrização e da eliminação de líquidos.
O ideal é, antes de tudo, procurar um profissional capacitado e de confiança, preferencialmente, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e seguir à risca suas orientações. Conheça os principais cuidados:
Pré-operatório
*Cigarro – O hábito do cigarro deve ser eliminado 30 dias antes da cirurgia. A nicotina dificulta a cicatrização da cirurgia e aumenta o risco de trombose e embolia pulmonar.
*Medicamentos - O uso de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico deve ser suspenso. Em algumas situações, o uso de hormônios e anticoncepcionais pode precisar ser interrompido. Alguns medicamentos ditos naturais podem alterar a coagulação do sangue. Não utilize nenhum tipo de medicamento sem consultar antes seu médico quanto a possíveis contra-indicações.
*Jejum - Antes de qualquer cirurgia o paciente deve manter o jejum durante 8 horas.
Pós-operatório
*Curativos – higienize as cicatrizes e realize curativos conforme as instruções do seu médico.
*Exercícios – a recuperação da cicatriz varia de acordo com cada tipo de cirurgia e de acordo com o a resposta do organismo de cada paciente, podendo chegar até 90 dias. Para retomar a rotina de exercícios é preciso respeitar as orientações do médico.
*Drenagem linfática – cirurgias como abdominoplastia e lipoaspiração podem ter seus resultados otimizados com o auxílio de procedimentos estéticos como a drenagem linfática. Mais uma vez, observe a orientação médica para realizá-los.