• 23/08/2019

    Redução de mama: saiba mais sobre a mamoplastia redutora

    Só quem sofre por ter seios muito volumosos sabe o quanto pode ser difícil lidar com os problemas que o peso das mamas pode causar, além de possíveis prejuízos para a autoestima. Mas fique tranquila, a redução de mama é possível.

    A cirurgia de mamoplastia redutora, que realiza a diminuição do tamanho das mamas, é a opção mais indicada para reduzir o desconforto e até solucionar problemas de coluna causados pelo peso e volume dos seios. Ela consiste em retirar parte do tecido mamário, de gordura e pele, e remodelar de acordo com seu formato natural. A quantidade de tecido a ser retirado vai depender da necessidade, objetivo e biótipo da paciente, devendo ser decidida em conjunto com o médico cirurgião plástico. Pode ser realizada com anestesia local e sedação, peridural ou anestesia geral.

    Após o procedimento, a paciente permanece no hospital para a recuperação pós-cirúrgica, tendo alta, geralmente, em 24 horas. O período de recuperação até que retome as atividades normais varia entre 7 e 15 dias, se estendendo para cerca de 30 dias com relação a movimentos que envolvem peso ou impacto.

    A cicatriz da mamoplastia redutora, um dos principais motivos de dúvidas e preocupações das pacientes, pode variar de tamanho de caso para caso, dependendo do volume da mama. Normalmente, a cicatriz fica na parte inferior dos seios, podendo ser coberta pelo soutien ou biquíni.

    A cirurgia de redução de mama deve ser realizada por um médico cirurgião plástico da sua confiança, preferencialmente, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.