
Quais são os impactos de uma cirurgia plástica na vida de alguém
Procedimentos cirúrgicos estéticos podem mudar vidas. Mas, com certeza, ter expectativas realistas é o componente chave para obter resultados realmente satisfatórios e alcançar a mudança desejada. Os resultados de uma cirurgia plástica podem até não mudar drasticamente a vida de uma pessoa, mas com certeza auxiliam para alcançar um nível de confiança que se reflete para o exterior.
De maneira geral, o papel do cirurgião plástico é ajudar as pessoas a se sentirem melhores com sua aparência, corrigindo ou minimizando alguma imperfeição que as incomode. E a busca pela mudança estética ocorre quando este incômodo afeta no comportamento, na qualidade de vida e nos hábitos da pessoa.
Assim, dentre muitos desdobramentos que uma cirurgia plástica pode ter na vida de uma pessoa, os principais são:
A promoção do bem-estar
O bem-estar tem muita relação com o estado físico e emocional. A insatisfação com a aparência pode, por vezes, contribuir para a baixa autoestima. Uma cirurgia plástica bem direcionada e apropriada pode amenizar estes problemas.
Ao corrigir situações que trazem desconforto, o indivíduo passa a se sentir confortável consigo mesmo, elevando sua autoestima, o que pode afetar outras áreas da sua vida de forma positiva como, por exemplo, o trabalho, o círculo social e a família.
Melhora da qualidade de vida
Muitas pessoas deixam de se expor publicamente, seja recusando convites sociais e se privando de usar determinada roupa, por não se sentirem à vontade com a própria aparência. Nesse sentido, um procedimento cirúrgico realizado de forma adequada, pode ajudar essas pessoas a retomarem a vida social sem algumas limitações antes existentes.
Uma autoestima elevada, ajuda a aumentar o nível da qualidade de vida, uma vez que a pessoa se percebe mais confiante e disposta para enfrentar os desafios do cotidiano.
Mais saúde para você
Entretanto, isso não fica só no campo da estética. Em muitos casos, a cirurgia plástica também beneficia a resolução de problemas físicos que afetam, de igual modo, a qualidade de vida, como uma rinoplastia que promove a correção do desvio de septo, melhorando a condição respiratória; a redução de mamas que eliminará a dor nas costas da mulher ou mesmo em casos de queimaduras e outros traumas que também são beneficiados pela cirurgia plástica reconstrutora.
Em suma, uma cirurgia plástica quando bem executada pode por fim em situações que trazem grande desconforto físico e emocional aos indivíduos. Mas toda e qualquer expectativa deve ser alinhada com o cirurgião plástico especialista, através de uma boa comunicação.
Claro que existem todas as outras questões de pós-operatório e recuperação, mas se você estiver escolhendo realizar uma cirurgia plástica apenas para agradar a si mesmo e sente que as mudanças podem te fazer mais feliz com a sua aparência, procure um cirurgião plástico habilitado para ser orientado sobre o que é mais adequado para sua saúde!
Gostou do conteúdo? Leia outros artigos do site e me acompanhe nas redes sociais para conhecer mais do meu trabalho como cirurgiã plástica em Porto Alegre!