
3 dúvidas sobre cirurgia plástica de reconstrução mamária
São diversos os mitos relacionados com colocação de prótese de silicone para reconstrução mamária que se criam e geram dúvidas nas mulheres. Separamos algumas das principais questões relacionadas ao tema:
As mulheres que têm prótese podem realizar o exame de mamografia?
As mulheres que possuem prótese de silicone podem, sim, realizar o exame de mamografia. É necessário apenas informar ao técnico responsável pelo exame a presença da prótese de mama para que ele consiga ajustar o equipamento e colocar a mulher na posição mais adequada para o exame de imagem.
Como a cirurgia plástica auxilia as mulheres com câncer de mama?
Mulheres que enfrentaram o câncer de mama e precisaram realizar a cirurgia de mastectomia, que consiste na remoção de uma ou de ambas as mamas para combater a proliferação do tumor, podem realizar a cirurgia plástica para a reconstrução mamária. A cirurgia plástica, nesses casos, tem um papel fundamental para a elevação da autoestima das mulheres e para a melhora da qualidade de vida. O procedimento pode ser feito com diferentes técnicas, que utilizam próteses de silicone ou até mesmo tecido de outra parte do corpo da mulher para a preenchimento da mama. É muito importante buscar orientações com o médico oncologista, que juntamente com o cirurgião plástico, poderá orientar o tratamento a fim de esclarecer todas as dúvidas.
Existem leis que garantem a realização da cirurgia plástica de reconstrução mamária pelo SUS?
A lei nº 12.802 garante a realização da cirurgia plástica para reconstrução mamária como um direito das mulheres que tiveram parte ou toda a mama retirada em função do tratamento de câncer. Esta cirurgia pode ser feita imediatamente após a retirada das mamas, se a paciente apresentar condições técnicas para isso. Se houver impossibilidade para a reconstrução imediata, a paciente tem direito a realizar a cirurgia assim que ela alcançar as condições de saúde adequadas para a reconstrução.
Informe-se com seu médico. A cirurgia plástica é um benefício para a auto-estima da mulher e para a sua qualidade de vida. Faça valer os seus direitos.